Patrocinio

28 de abr. de 2011

Criolo

Nó Na Orelha (2011)

'Nó Na Orelha', segundo álbum do cantor paulista Criolo Doido, a partir de agora apenas Criolo (O Criolo Doido ficou prá trás, é do tempo do MC) traz canções que transitam pelo rap, soul, samba e reggae.

Produzido por Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral, o álbum está repleto de músicas perfeitas para dar "sarrafadas na cabeça de quem ouve", segundo o cantor, em entrevista ao jornal 'Folha de São Paulo'. 

Em cada uma delas, Criolo expõe sua alma. Toda a composição se amarra em imagens poéticas e ataques críticos com rimas crônicas - muitas vezes irônicas - e quem escuta navega junto.'Bogotá', a música que abre o disco, é um funk dançante, seguida pelo single 'Subirusdoistiozin', que possui aquele "para-rá- pa-pá" de qualidade instrumental, com teclados e metais de ponta, na narrativa realística do nosso mundão.A balada soul de 'Não Existe Amor em SP' mostra que Criolo encanta quando canta sutil, no apelo emocionado de um morador da cidade. 

Na faixa 'Sucrilhos', o compositor avisa: "Fia, eu odeio explicar gíria". Em 'Grajauex', o rap dá um nó no ouvido dos fãs com tantos 'ex' ritmados por uma batida de game ao fundo.No todo, Criolo faz uma ode à São Paulo, manda lembrança a sua família e deixa os fãs boquiabertos, já que para ele "cantar rap nunca foi pra homem fraco"!.

Criolo Doido começou a cantar rap em 1989, sendo que até início da década de 2000 era praticamente desconhecido. Trabalhou como educador entre 1994 e 2000. Em 2006, lançou seu primeiro álbum de estúdio, intitulado Ainda Há Tempo e fundou a Rinha dos MC's existente até hoje. Ela abriga batalhas de freestyle, shows semanais, exposições de graffitti e fotografias. 

No ano seguinte, fez participação no Som Brasil Especial em homenagem à Vinícius de Moraes; e foi indicado ao Prêmio Hutúz em duas categorias: "Grupo ou Artista Solo" (onde perdeu para GOG) e "Revelação" (vencido por U-Time). Em 2008, recebeu o prêmio "Música do Ano" e "Personalidade do Ano" na quarta edição do evento "O rap é compromisso".
  
No ano seguinte, acabou sendo indicado novamente ao Prêmio Hutúz na categoria "Revelações da Década", onde não saiu vencedor. Participou do filme Profissão MC, de Alessandro Buzo e Tony Nogueira; e em Da Luz às Trevas, de Ney Matogrosso. Para comemorar seus vinte anos de carreira, gravou um DVD ao vivo na Rinha dos MC's, que foi posto para venda em 2010, chamado Criolo Doido Live in SP.

O Criolo não mais Doido
Kleber Gomes (35) cresceu no Grajaú, onde vive até hoje. Sua carreira de MC começou ainda quando criança ao lançar um álbum de rap com 12 anos. Seu pai era metalúrgico e a mãe, benzedeira. Ele abandonou a faculdade, trabalhou como vendedor e depois foi viver do que realmente gosta, nas batalhas freestyle da Rinha dos MC’s – existente até hoje.

Faixas
01.Bogotá
02.Subirusdoistiozin
03.Não Existe Amor em SP
04.Mariô
05.Freguês da Meia Noite
06.Grajauex
07.Samba Sambei
08.Sucrilhos
09.Lion Man
10.Linha de Frente



FONTE:
Wikipedia
Isabella Infantine (MTV Brasil)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também > > >

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...