Moto Contínuo (2011)
Moto Contínuo é o nome do terceiro álbum do pernambucano China.
Contando com as participações de Pitty, Tiê e Ylana Queiroga, o álbum traz a carro-chefe Só Serve Pra Dançar e mais dez faixas que oscilam estilos de música e letra entre si, trazendo um resultado conciso.
As faixas variam do rockabilly ao romântico, passando por influências diretas de nomes como Arnaldo Antunes, Roberto e Erasmo Carlos. A explicação para a diversidade é a falta de amarras e de preconceitos, ponto a que o cantor só conseguiu chegar agora. “Moto contínuo é o reflexo de tudo o que escuto. Cada vez tenho menos preconceito. Como no Nordeste se ouve tudo, de forró a hardcore, entrei numa de gravar tudo o que compus”, lembra ele.
China sempre foi compositor de vários gêneros, mas só agora decidiu mostrar essa habilidade. “Ficava me policiando, porque não queria mostrar coisas que compunha e não tinham nada a ver comigo. Fiz forró, samba e até valsa. Então, percebi que sou compositor: gosto de compor de tudo que é jeito”, conta China.
O disco abre com a canção "Boa viagem" que foi apresentada pela primeira vez aos fãs do programa MTV na Brasa, que China brilhantemente apresenta. O primeiro clipe e faixa de trabalho é a segunda canção do disto "Só Serve Prá Dançar" já diz tudo no título e serve mesmo.
A terceira faixa ‘Overlock’ tem participação de Pitty, uma balada com ares ‘undegroundies’.
‘Nem pensar em você’ tem pequenas interferências eletrônicas numa bela letra intimista de China, que pede paraa deixar a tristeza e desprezos de lado: "A tristeza me fez entender / Que chorar não vai adiantar / Que eu não vou me fortalecer assim / Eu preciso mesmo crescer / Para te deixar no chão / Nunca mais vou ficar com você"
Depois vem ecos do ‘manguebit’ em ‘Distante amigo’, que tem um arranjo de metaleira em brasa para finalizar. ’12 quedas’ é parceria com Lenine e tem apelo popular para se cantar em coro num estádio.
Tiê canta junto com China em ‘Terminei indo’. Na sequência, ‘Programador computador’ e ‘Espinhos’, que já havia sido gravada por Zé Cafofinho. O disco encerra com a singela balada folk, ‘Anti-herói’, que poderia facilmente entrar em qualquer coletânia de música infantil.
Moto Contínuo sai na frente e é um dos bons lançamentos do ano, mas o melhor mesmo é o download gratuito pelo Álbum Virtual da Trama.
Faixas
01 - Boa Viagem
02 - Só Serve Prá Dançar
03 - Overlock
04 - Nem Pensar em Você
05 - Distante Amigo
06 - 12 Quedas
07 - Terminei Indo
08 - Programador Computador
09 - Espinhos
10 - Anti Herói