Patrocinio

28 de out. de 2011

China

Moto Contínuo (2011)


Moto Contínuo é o nome do terceiro álbum do pernambucano China.

Contando com as participações de Pitty, Tiê e Ylana Queiroga, o álbum traz a carro-chefe Só Serve Pra Dançar e mais dez faixas que oscilam estilos de música e letra entre si, trazendo um resultado conciso.

As faixas variam do rockabilly ao romântico, passando por influências diretas de nomes como Arnaldo Antunes, Roberto e Erasmo Carlos. A explicação para a diversidade é a falta de amarras e de preconceitos, ponto a que o cantor só conseguiu chegar agora. “Moto contínuo é o reflexo de tudo o que escuto. Cada vez tenho menos preconceito. Como no Nordeste se ouve tudo, de forró a hardcore, entrei numa de gravar tudo o que compus”, lembra ele.

China sempre foi compositor de vários gêneros, mas só agora decidiu mostrar essa habilidade. “Ficava me policiando, porque não queria mostrar coisas que compunha e não tinham nada a ver comigo. Fiz forró, samba e até valsa. Então, percebi que sou compositor: gosto de compor de tudo que é jeito”, conta China.

O disco abre com a canção "Boa viagem" que foi apresentada pela primeira vez aos fãs do programa MTV na Brasa, que China brilhantemente apresenta. O primeiro clipe e faixa de trabalho é a segunda canção do disto "Só Serve Prá Dançar" já diz tudo no título e serve mesmo.

A terceira faixa ‘Overlock’ tem participação de Pitty, uma balada com ares ‘undegroundies’. 

Nem pensar em você’ tem pequenas interferências eletrônicas numa bela letra intimista de China, que pede paraa deixar a tristeza e desprezos de lado: "A tristeza me fez entender / Que chorar não vai adiantar / Que eu não vou me fortalecer assim / Eu preciso mesmo crescer / Para te deixar no chão / Nunca mais vou ficar com você"

Depois vem ecos do ‘manguebit’ em ‘Distante amigo’, que tem um arranjo de metaleira em brasa para finalizar. ’12 quedas’ é parceria com Lenine e tem apelo popular para se cantar em coro num estádio. 

Tiê canta junto com China em ‘Terminei indo’. Na sequência, ‘Programador computador’ e ‘Espinhos’, que já havia sido gravada por Zé Cafofinho. O disco encerra com a singela balada folk, ‘Anti-herói’, que poderia facilmente entrar em qualquer coletânia de música infantil. 

Moto Contínuo sai na frente e é um dos bons lançamentos do ano, mas o melhor mesmo é o download gratuito pelo Álbum Virtual da Trama. 
   
Faixas

01 - Boa Viagem
02 - Só Serve Prá Dançar
03 - Overlock
04 - Nem Pensar em Você
05 - Distante Amigo
06 - 12 Quedas
07 - Terminei Indo
08 - Programador Computador
09 - Espinhos
10 - Anti Herói







18 de out. de 2011

Coldplay

Mylo Xyloto (2011)

O Coldplay é uma das maiores bandas inglesas de rock da atualidade. As letras introspectivas e o ritmo melancólico é uma de suas características mais marcantes. Chris Martin, Johnny Buckland, Guy Berryman e Will Champion formaram a banda em 1999.

Mylo Xyloto é o quinto álbum do quarteto, e traz uma banda menos messiânica e com novas doses de alegria e otimismo.

O novo álbum guarda ligações com o passado mas aponta para um futuro no mínimo surpreendente, isto porque há uma maior participação muito maior dos outros integrantes do grupo, até então quase não participavam do processo de composição. É uma descentralização que faz com que as melodias grandiosas e os arranjos pomposos, que eram características de Chris Martin, estejam mais contidas, equilibradas por um bem-vindo tempero pop.

O grupo consegue equilibrar o clássico com a modernidade, as melodias inspiradas são muito bem acompanhadas pela instrumentação construída sob medida.

A faixa “Hurts Like Heaven” traz um ótimo tempero oitentista e é um das surpresas do disco.
Every Teardrop is Waterfall” que foi escolhida a primeira faixa de trabalho, cria um clima que traz de volta o que o Coldplay fez de melhor em sua carreira.

Faixas como “Major Minus” e “Charlie Brown” tem os instrumentos acústicos construindo uma base sobre a qual arranjos se desenvolvem com os exageros típicos do Coldplay.

A banda preserva, como sempre, composições que tem como elemento principal a melodia, caracterísitca tão em falta na música atual, que mostra uma das razões do Coldplay cativar tanto. Num universo musical onde as batidas do rap são onipresentes e o ritmo puro e simples é o desejo de todos, o Coldplay investe em algo “fora de moda”: a construção de harmonias e belas melodias. 

A bonita “Paradise”, soa exagerada nos “Uuuôôô” do refrão, mas consegue ainda assim emocionar, “Us Against the World” remete a sonoridade do álbum A Rush of Blood to the Head. e “Up with the Birds”, com a colaboração da banda com Leonard Cohen, fecha o disco com destaque.

A tentativa de manter-se moderno esbarra na participação de Rihanna em “Princess of China”.  A música sobreviveria bem sem a cantora, e a impressão que se tem é que a sua inclusão é muito mais uma tentativa de promover o álbum do que uma escolha artística.

Mylo Xyloto é um álbum de alto nível onde o Coldplay encontra o equilíbrio entre a sonoridade básica de seus primeiros álbuns e a grandiosidade despretensiosa de seus melhores discos. Dessa mistura sai um trabalho interessante, que mostra que o grupo ainda tem muito para mostrar.

Mylo Xyloto é garantia de satisfação. Vale baixar, vale ouvir.


Faixas:
  1. Mylo Xyloto
  2. Hurts Like Heaven
  3. Paradise
  4. Charlie Brown
  5. Us Against the World
  6. M.M.I.X.
  7. Every Teardrop is a Waterfall
  8. Major Minus
  9. U.F.O.
  10. Princess of China
  11. Up in Flames
  12. A Hopeful Transmission
  13. Don't Let It Break Your Heart
  14. Up with the Birds
Download 1

Outros Links para Download




Veja também > > >

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...