Depois de um Longo Inverno (2011)
Depois de um Longo Inverno o CPM 22 está de volta, o grupo de São Paulo que não gravava um álbum desde 2007 com o premiado Cidade Cinza, que ganhou Grammy Latino de Melhor álbum de Rock em Língua Portuguesa, dá as caras outra vez.
Este trabalho da banda é o primeiro sem o ex-líder fundador da banda, Wally, que está com uma banda de trash metal chamada Astafix . Dessa forma a banda decidiu fazer nesse CD algo diferente do que já tinha feito até então, passando a trabalhar com letras menos voltadas às relações amorosas e mais focadas em passar mensagens de superação e reflexões sobre as coisas ao nosso redor.
Outra mudança considerável foi usar instrumentos como teclado, naipe e metais, criando uma mistura do ska com o tradicional hardcore melódico da banda, influenciados por bandas de ska punk como The Clash porém ainda mantendo a identidade e sonoridade do CPM 22.
Sendo este é um trabalho independente, a banda teve liberdade pra fazer algumas coisas pouco comerciais, como por exemplo, uma faixa escondida dentro de outra, a faixa 13, "Março 76 "esconde outra canção, "10 Mil Vozes".
A faixa "Vida ou Morte" foi liberada pela primeira vez no começo do ano, e a faixa "Hospital do Sofredor" é a escolhida para trabalhar nas rádios e TV.
"Sabe quando você não aguenta mais ligar a TV e ver só desgraça? Esse era o meu sentimento quando escrevi "Filme que eu Nunca Ví". Só que, ao mudar de canal, há festa, carnaval, alegria. É tão antagônico que o cara perde a noção do que é real, igual a um filme que eu nunca vi", resumiu o guitarrista Luciano Garcia, autor da canção.
Influenciados por Mighty Mighty Bosstones, Hepcat, Reel big Fish e Chris Murray, o CPM 22 se voltou às raizes do skapunk para entrar em estúdio e gravar o novo trabalho. "O disco está mesclado. Tem hardcore, tem música rápida, mas tem bastante ska também", adiantou Luciano.
Segundo o guitarrista, o novo trabalho é "para cima" e reflete o atual momento da banda. "Passamos por muitas mudanças, tivemos problema com gravadora, um integrante da banda saiu, e é inevitável não mostrar isso disco. Falamos das pedras nos caminhos, mas com o clima bom que está entre a gente", definiu.
Para este sexto álbum de inéditas o CPM 22 gravou instrumentos que nunca tinha usado, como naipe de metais, vibrafone, órgão e cello. O álbum também traz colaborações de outros artistas, entre eles Maurício Takara, Daniel Ganjaman e Phil, do Dead Fish.
Faixas
1. Abominável
2. Vida Ou Morte
3. Filme Que Eu Nunca Vi
4. Hospital do Sofredor
5. Cavaleiro Metal
6. Quem Sou Eu?!
7. Na Medida Certa
8. Um Pouco de Paciência
9. Sofridos e Excluídos
10. Nova Ordem
11. CPM 22
12. Minoria
13. Março 76
Formação Atual
Badauí - Vocal
Luciano - Guitarra / Vocal de apoio
Fernando Sanchez - Baixo / produção musical
Japinha - Bateria
Vídeo